terça-feira, 28 de dezembro de 2021

O que é o Bem Privado: compreenda esse conceito para compreender sua relação com o Bem Comum

 

O QUE É O BEM PRIVADO

COMPREENDA ESSE CONCEITO PARA COMPREENDER SUA RELAÇÃO COM O BEM COMUM

 


Olá! Seja bem-vindo e bem-vinda a mais um vídeo deste canal. Sou Sônia, Sônia Ferreira, e a partir deste vídeo eu apresento algumas ideias associadas ao conceito de Bem Comum para uma compreensão a partir dos conceitos de Bem Privado e Bem Público porque é na relação entre esses dois conceitos que compreendemos o de Bem Comum.

Observemos então no diagrama a interrelação entre esses conceitos. Nela podemos ver que cada um contribui para a compreensão do outro. Por isso então neste vídeo vamos entender inicialmente o que é o Bem Privado. Veremos algumas ideias associadas a esse conceito. No próximo vídeo, falarei sobre Bem Público e num terceiro concluirei a nossa compreensão sobre o conceito de Bem Comum. Então, vejamos o que é o Bem Privado...

Vejamos quatro ideias que integram esse conceito. Lembrando que um conceito é composto de ideias a respeito de algo sobre o qual nos referimos. Quanto mais ideias temos sobre esse algo, mais sabemos sobre ele e mais compreendemos o seu conceito. Neste caso, vamos ver algumas ideias sobre o conceito de Bem Privado. Vejamos:

Ideia 1: A ideia 1 nos diz que o Bem Privado é um bem reservado a uma determinada pessoa que o adquiriu por seus próprios esforços, herança ou doação. Por que um bem reservado? Porque é um bem que é isolado do conjunto dos demais bens; é um bem particularizado a uma pessoa igualmente isolada do conjunto das demais pessoas; uma pessoa individualizada como pessoa física ou pessoa jurídica. Por isso, uma pessoa particular, como nos diz a ideia 2. Vejamos...

Ideia 2: O Bem Privado é um bem ao qual é atribuída uma posse particular a uma pessoa específica tornando-a proprietária do bem. Significa que uma vez proprietária, a pessoa passa a ter direitos sobre o Bem. Inclusive, o direito de se referir a ele de forma possessiva, como conhecemos pelos nossos dizeres: “é meu”, “é minha” ou “é nosso”, neste caso quando a propriedade é de um grupo. Observemos que essa compreensão se complementa na ideia 3. Por essa ideia...

Ideia 3: O Bem Privado é um bem que assegura ao proprietário ou à proprietária o direito de propriedade, ou seja, o direito assegurado pela posse do bem e cabível somente à pessoa proprietária dispor do bem conforme a sua liberdade; porém, limitando-se à liberdade do outro e à legislação cabível.  A esse direito, vinculam-se outros entre os quais o direito de usufruto, que está presente na ideia 4 associado à ideia de pertencimento. Vejamos a ideia 4, que se refere ao Bem Privado como um bem...

Ideia 4: Um bem que pertence a uma pessoa que tem sobre ele o direito de usufruto assegurado pelo direito de propriedade. O direito de usufruto confere à pessoa proprietária o direito de usar o bem e dele tirar proveito conforme lhe aprouver, observando, porém, a natureza do bem, o direito das outras pessoas e os limites legais.

Significa dizer que nem sempre poderá usufruir do bem da forma como quiser porque acima do direito particular da pessoa proprietária está o direito da coletividade. E esse direito reivindica uma parte do Bem Privado para compor o todo coletivo e contribuir com o Bem Comum. É o que veremos no vídeo seguinte relativo ao conceito de Bem Público e Bem Comum.

Neste, observemos ainda que essas ideias sobre o Bem Privado são complementares. Não são a totalidade, porque existem muitas outras que se inserem nesse conceito. Mas estas são suficientes para o nosso propósito de compreender o Bem Comum.

E para concluir essa compreensão sobre o Bem Privado, vamos integrar essas quatro ideias a uma definição única. Assim podemos dizer que O Bem Privado é um bem que pertence a uma determinada pessoa que por tê-lo adquirido por seus próprios esforços, herança ou doação tem sobre ele o direito de propriedade que lhe possibilita o direito de usufruto como proprietário ou proprietária do bem.

Nessa definição, observemos as ideias de propriedade, de pertença ou pertencimento e a ideia de direito. Por que essas ideias são importantes nesta definição? Porque são as ideias associadas ao conceito de Bem Privado que usaremos na relação com o Bem Público e o Bem Comum. Elas contribuem para a compreensão desses dois conceitos que, como vimos no diagrama inicial...

...Neste diagrama aqui, podemos ver que o Bem Comum está na mesma relação que o Bem Privado e o Bem Público. Por isso, são conceitos complementares. Confira no próximo vídeo.

Por enquanto fiquemos com essas ideias sobre o conceito de Bem Privado. Era esse o assunto do momento e se você gostou dê um like, compartilhe, se inscreva neste canal, e toque o sino para receber notificações sempre que eu postar um vídeo. Quanto ao Bem Privado, espero que você tenha compreendido as ideias a seu respeito. Se não, diga-me sua dúvida e caso eu possa ajudar, ajudarei.

Advirto, porém, que não sou especialista nesse assunto. Minha intenção é tão somente formular uma compreensão sobre o Bem Comum e para essa compreensão, como eu já disse, é preciso compreender os conceitos de Bem Privado e Bem Público.

Meu foco mesmo será o Bem Comum porque como estou propondo a criação do Partido da Fé e da Política, estou sempre me referindo ao Bem Comum, que é a missão do partido. Por isso senti o dever de falar sobre esse conceito.

No próximo vídeo retornaremos a essas ideias sobre o Bem Privado, mas na sua relação com o Bem Público para que possamos tecer uma compreensão sobre o Bem Comum. Acompanhe!

A você meus agradecimentos! Deus esteja com você! Fique na Paz e até o próximo vídeo! Se Deus quiser e com fé em Deus! Até!


Nenhum comentário:

Postar um comentário